Função dos pigmentos na coloração!

Ação dos Pigmentos na coloração!

Colorir os cabelos é deveras uma arte, porém, existem vários fatores que devem ser levados em consideração antes de escolhermos a cor que será aplicada. Já ouviu alguém dizer: “Essa coloração não presta, meu cabelo ficou verde!” Mas, será que a culpa foi realmente da coloração?

Por isso é tão importante que você passe por uma avaliação profissional antes de aplicar uma tinta. O resultado final será determinado pela cor da base, ou seja, pela cor que o seu cabelo se apresenta, normalmente é chamada pelos profissionais de beleza de fundo de clareamento, mas essa será a pauta para outra matéria, hoje nós falaremos apenas sobre o que é pigmento e seu mecanismo de ação.

“Em biologia,  pigmentos  são os compostos químicos responsáveis pelas cores das plantas ou animais. Quase todos os tipos de células, como as da pele,  olhos, cabelo etc. contêm pigmentos. Seres com deficiência de pigmentação são chamados albinos.”O mesmo se aplica para os cabelos brancos, que também sofre com a ausência de pigmento natural presente em nosso organismo: A melanina.

Falando em cabelos brancos, quem não se lembra da belíssima e elegante Miranda Priestly, personagem interpretada por Meryl Streep no filme “O diabo veste Prada”, exibindo um corte curto e com fios totalmente brancos complementando o seu personagem de personalidade forte e marcante. Este tipo de cabelo normalmente apresenta maior dificuldade ao colorir, pois possuem as cutículas bem fechadas. Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada, 2006).

 Na coloração de pinturas,  tintas, plásticos, tecidos e outros materiais, um pigmento é um corante seco, geralmente um pó insolúvel.  

 Existem pigmentos naturais (orgânicos e inorgânico ) e sintéticos.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Pigmento

 “O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material. As folhas da plantas são verdes por terem clorofila; as técnicas de pintura se desenvolveram se industrializaram e a tecnologia criou os pigmentos sintéticos. Cores “artificiais”, feitas em laboratório, mas tão intensas e belas como as cores naturais que tentam imitar.

Muitas tintas industrializadas ainda são feitas com pigmentos naturais, mas já existem pigmentos sintéticos de todas as cores. Os corantes também são pigmentos. “

Você deve está se perguntando: Mas, qual a função do pigmento na coloração? Ele é o responsável por revelar as belas cores nos fios de cabelo. Para isso a ciência teve que enfrentar um grande desafio, penetrar no fio de cabelo. Pode parecer fácil, mas não é tão simples assim, a cutícula, camada externa do fio, apresenta inúmeras camadas de escamas interligadas; elas las são unidas por uma substância “selante” – as ceramidas,

As moléculas do corante devem penetrar na cutícula e serem absorvidas pelo córtex. Isto significa que as moléculas que constituem as tinturas de cabelo devem ser pequenas. Contudo, para colorir o suficiente e ser utilizada como corante, a molécula deve ser relativamente grande, exatamente por esse motivo são utilizados os oxidantes, ou seja, o pigmento é absorvido pelo fio de cabelo ainda bem pequeno e dentro da haste capilar (córtex) ele se expande, revelando a cor aplicada.

 Exatamente por isso, essas substâncias são denominadas corantes de oxidação. Existem vários tipos de tintas e mecanismo de ação,  mas, esse também é um assunto para uma próxima pauta!

Jailson Gaby –

Tecnólogo em Beleza Estética e Imagem pessoal

Pós Graduado em MBA em Cosmetologia

Fontes: 

http://www.mundocor.com.br/tintas/tintasteoria.asp http://mensagens.culturamix.com/frases/autores-famosos/respeite-os-idososhttp://www.wmulher.com.br/print.asp?id_mater=3431&canal=beleza

Anúncios

Sobre Jailson Gaby

Tecnólogo em Beleza Estética e Imagem pessoal/Pós Graduado em Cosmetologia/Especializado em Educação profissionalizante na área de beleza.
Esse post foi publicado em Coloração. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s