Queda capilar? É normal?

Antes de entrarmos em nossa pauta, é bem apropriada uma pergunta:

Você sabe o que é TRICOLOGIA?

TRICOLOGIA É UMA PALAVRA DE ORIGEM GRECO-LATINA  TRICO (GREGO)= PÊLO +  LOGIA (LATIM)= ESTUDO

“Embora os pêlos não sejam uma exigência para a existência física Do homem, eles são extremamente importantes para o equilíbrio social e psicológico da pessoa.” Com o avanço da tecnologia cosmética e a busca de soluções para alguns problemas de ordem fisiológica, vários estudos e pesquisas sobre o cabelo são realizados diariamente em todo mundo, a esse estudo damos o nome de: TRICOLOGIA. Este espaço será dedicado a matérias e postagens com uma abordagem mais científica sobre a Anatomia e fisiologia do fio de cabelo, esta base pode ser a chave para que você possa entender um pouco mais sobre o funcionamento da estrutura capilar.

Vamos então ao nosso Tema: Queda capilar!

Antes de falarmos sobre os fatores que resultam na queda capilar, é importante entendermos um pouco sobre a Anatomofisiologia dos fios.

Os primeiros folículos são desenvolvidos ainda no ventre da mãe e quando o feto atinge 22 semanas, os folículos já estão formados. Após esse estágio, não há formação de novos folículos no corpo, ou seja, o número de pêlos (inclusive o cabelo) que uma pessoa terá durante a vida é determinado antes de seu nascimento.

Estima-se que existam cerca de 5 milhões de folículos capilares no corpo humano e mais ou menos 100.000 no couro cabeludo. Já ouviu alguém reclamando: “Meu cabelo é tão ralinho?” Pois é, esse é o real motivo que determina se o seu cabelo será mais ou menos volumoso.

A haste capilar é constituída basicamente de uma proteína: Queratina:  As queratinas (alfa e beta) são, também constituintes de outras partes de animais, como unhas, a seda, bicos de aves, chifres, pêlos, cascos,  espinhos (do porco- espinho), entre outros.

Essa proteína é formada por uma seqüência de aminoácidos, quando os aminoácidos se unem uma determinada seqüência e com um determinado arranjo, forma-se o que é conhecido como cadeias polipeptídicas. As cadeias polipeptídicas são, portanto, longas seqüências de aminoácidos que juntas dão origem a queratina, proteína formadora do fio de cabelo.

Bom já entendemos que existem fatores genéticos que determinam o crescimento dos fios, é importante entendermos

também que os fatores genéticos também determinam o quanto o seus cabelos crescem e o porque alguns cabelos tem tanta facilidade de crescimento enquanto outros demoram tanto.  O maior cabelo do mundo pertence a chinesa Xie Qiuping, com 5,63 metros, a chinesa não corta seus cabelos desde 1973 quando tinha apenas 13 anos.

Xie diz que para deixar seus cabelos limpos tem que lava-los 3 vezes por semana e utilizar 7 toalhas de banho para poder seca-los, tudo isso para poder ostentar no Guiness o recorde mundial de maior cabelo do mundo.

A haste capilar passa por 3 fases que determinam o seu desenvolvimento vamos conhecer cada uma delas: 

Anágena: Dura em média de4 a5 anos, é a fase de Crescimento do fio. Neste período os cabelos crescem cerca de um centímetro por mês. Existem pesquisas que identificaram cabelos com um crescimento superior a isso, mas são casos mais raros determinados por fatores genéticos, Como é o caso da foto ao lado.

Catágena) Dura em média entre2 a3 semanas. Este período é chamado de repouso. O crescimento é interrompido. As células do tecido epitelial degeneram. Os melanócios param de migrar para a haste e as células de queratina param de ser produzidas.

Telógena: Queda do fio. Esta fase dura dois ou três meses. Após essa fase o fólico piloso entrea em um novo ciclo, produzindo um novo pêlo.

Bom, agora você já sabe que a queda dos fios de cabelo é algo natural, e que qualquer ser humano passa por isso desde o início de seu nascimento, o mais importante é que fiquemos atentos a quantidade de cabelos que tem se desprendido no dia dia.

Uma dica muito importante é verificar se os seus cabelo tem perdido muito o volume, observe o travesseiro, as escovas e o ralo do banheiro, normalmente quando existem alguma anormalidade esses são os primeiros indícios de que apontam para algum problema fisiológico, que também pode ser de ordem emocional, nestes casos você deve buscar ajuda de um dermatologista ou um médico especialista.

Existem casos em que a a queda dos cabelos está relacionado a quebra por algum ativo químico, que pode ser resultado de uma aplicação errada de algum produto, entre alguns outros fatores, para essa identificação procure um Tecnólogo em Beleza ou um Cabeleireiro Profissional experiente, eles irão lhe indicar o melhor tratamento que será direcionado para o fortalecimento da Haste capilar, a tecnologia cosmética está muito avançada, e existem tratamentos reconstrutores a base queratina, que proporcionam, cabelos mais resistentes, saudáveis e com muito mais brilho .

 

Fontes:

http://dicasgratisnanet.blogspot.com

http://www.dermatonews.org.br

 

Jailson Gaby: Tecnólogo em Beleza Estética e Imagem Pessoal

Pós Graduação: MBA em Cosmetologia

Anúncios

Sobre Jailson Gaby

Tecnólogo em Beleza Estética e Imagem pessoal/Pós Graduado em Cosmetologia/Especializado em Educação profissionalizante na área de beleza.
Esse post foi publicado em Tricologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s