COMO MINIMIZAR A ROTATIVIDADE NOS SALÕES DE BELEZA?

A rotatividade dos cabeleireiros nos estabelecimentos é algo recorrente e que pode gerar grandes transtornos para operação do salão de beleza. Muitas vezes as empresas gastam muito em treinamento de colaboradores e estes não permanecem tempo suficiente para pagar o que foi investido.
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Segundo Chiavenato (1999), o grande diferencial, e a principal vantagem competitiva das empresas, decorre das pessoas que nelas trabalham. Mas o que fazer para minimizar os efeitos dessa rotatividade?

Sabemos que a cada colaborador que vai embora, parte da  identidade da empresa pode se perder também. Por esse motivo, uma boa forma de preservar a identidade da empresa é criar um sistema de manualização de procedimentos e rotinas, que será uma espécie de bíblia de todo novo profissional que for inserido. Pode-se exigir um pouco de tempo e esforço, mas os resultados serão de fato recompensadores.

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ELABORANDO O MANUAL DE ROTINAS E PROCEDIMENTOS

“Todo estabelecimento deve ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo de cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas. O manual deve abordar as rotinas de trabalho, como tingimento ou relaxamento de cabelos, depilação, tratamento estético, podologia, etc. É preciso constar também do Manual todos os cuidados com os instrumentos de trabalho como toalhas, pentes, escovas, esterilização de alicates e orientações relativas à higienização do ambiente de trabalho. Sendo assim, na elaboração do manual, recomenda-se enfocar procedimentos quanto a: • Higienização do Ambiente – pisos e paredes, mobiliário e banheiros. • Produtos em Geral – produtos cosméticos, toalhas, alicates, espátulas e outros. • Processos de Esterilização – tipos e equipamentos. Serviços – manicure, pedicuro e podólogo; cabeleireiro e barbeiro; depilação e Esteticista. “(Fonte: Manual COVISA-SP)

arena-cabeleireirosSabemos que nada substitui o treinamento prático, que pode ser feito de forma mais tranquila quando se possui um manual bem detalhado sobre as normas, rotinas e procedimentos de sua empresa. O Sebrae tem sido um grande parceiro dos profissionais de beleza. Veja um exemplo desse manual no link abaixo e utilize como exemplo. O Manual deve ser lido e relido sempre que houver necessidade de ambientar um novo colaborador ou realinhar algo que está saindo fora das normas da empresa.

http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/salao-normas-tecnicas.pdf

Referencias bibiográficas OnLine:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/beleza_com_seguranca_atualizado_1259679281.pdf

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Sobre Jailson Gaby

Tecnólogo em Beleza Estética e Imagem pessoal/Pós Graduado em Cosmetologia/Especializado em Educação profissionalizante na área de beleza.
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