Os cuidados com a saúde do profissional de beleza

É muito comum, encontrar muitos colegas de profissão que trabalham de forma incessante na área, possuem uma agenda enorme de clientes, receberam muitos prêmios ao longo de suas história, mas não se preocupam muito com sua segurança, qualidade de vida e saúde física. Inicialmente, convém esclarecer que quando o profissional de beleza não segue as regras de boas práticas em suas atividades, coloca em risco, além da saúde do cliente, a sua própria saúde.Falta de tempo para o lazer, trabalho com carga horária extensa, preocupações excessivas podem ser alguns fatores que levam alguns profissionais atingirem a estafa emocional.

Revista-Pilates-Sindrome-da-fadiga Os profissionais de beleza não estão isentos de desenvolver reações alérgicas aos produtos utilizados no salão, uma vez que estão permanentemente em contato com eles. Há ainda o risco de desenvolver doenças posturais, como o comprometimento da coluna; varizes nos membros inferiores em função do longo período que trabalham em pé, ou sentados. Micoses e infecções de pele também fazem parte da lista de doenças que podem ser contraídas durante o cotidiano desses trabalhadores.

Tirando-cutículaJá as doenças como Hepatite B e C e a AIDS, transmitidas pelo sangue, podem passar de uma pessoa para a outra por meio de um simples sangramento, ocasionado, por exemplo, ao se tirar a cutícula. Devemos ter claro que é impossível saber, simplesmente pela aparência, se a pessoa é portadora de algum vírus como HIV; Hepatite B; C ou outro. Muitas vezes, a própria pessoa desconhece ser portadora do vírus, pois ainda não mostra nenhum sinal e/ou sintoma, ou ainda não desenvolveu a doença.

“Andreia Schunck é enfermeira do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, e sempre notou que muitos pacientes com hepatites B ou C que iam buscar tratamento no local eram profissionais ligados à área de beleza. Para tentar entender os motivos dessa relação, ela decidiu acompanhar de perto a realidade das manicures e utilizar os dados em sua tese de mestrado. Percorreu sozinha cerca de cem salões da cidade de São Paulo (1.400 horas de coleta de dados), escolhidos de maneira aleatória, localizados tanto em bairros periféricos do município quanto em locais nobres e shoppings. Quando chegava aos estabelecimentos, explicava a metodologia para a profissional e depois ficava observando o trabalho dela, para ver se as normas de higiene eram seguidas. Entre uma unha e outra, aproveitava para aplicar um questionário e depois colher uma amostra de sangue da manicure, que ela levava para análise. O resultado chamou atenção, já que 8% das profissionais estavam contaminadas com o vírus da hepatite B e 2%, com o da hepatite C.

Quando se trata de nossa saúde, as estatísticas falam por si. Todos os anos, muitos profissionais de beleza são diagnosticadas com problemas importantes de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. Apesar dessa tendência, você pode reduzir seus riscos ao pensar mais em sua saúde, cuidando-se melhor e fazendo modificações quando necessário. Aqui estão cinco maneiras de como você pode começar a assumir o controle da situação.

1. Você visita seu médico com frequência? dor nas costas

Visitas regulares ao seu médico são uma parte importante para se manter saudável . Liste ainda seus sintomas, alergias, dúvidas e preocupações. Em especial no caso das manicures, nunca deixe de usar luvas e procure um posto de Saúde, informe sua profissão e receba as vacinas gratuitamente. Ao seguir essas recomendações você estará reduzindo os riscos de doenças para você e sua clientela.Os profissionais cabeleireiros, enfrentam muitos problemas com dores nas costas e a chamada ler, resultado de posturas inadequadas e sobrecarga de horas trabalhadas. Quando os problemas são diagnosticados no inicio, muitos agravantes podem ser evitados. É importante verificar com seu médico se está na hora de tomar vacinas ou fazer alguns exames, como colesterol, mamografia ou rastreio do câncer colo-retal.

 2. Costuma fazer atividade físicas?

Ficar muito tempo sentado ou em pé por horas prolongadas pode ser um agravante para a saúde do profissional de beleza. As atividades físicas podem ajudar a controlar o peso, stress, pressão arterial, depressão e ansiedade. O stress tem efeitos tóxicos que podem levar a sérios problemas de saúde. Felizmente, há muitas maneiras saudáveis para combatê-lo, incluindo o exercício físico. Todas as pessoas, independente da idade, sexo são beneficiadas por levarem uma vida ativa. Não precisa ser algo monótono e corriqueiro, escolha algo que você goste de fazer, como caminhar ao ar livre ou dançar.

3. Cuida da sua alimentação?

Nossos corpos são nossos motores pessoais. A forma como nos alimentamos pode nos ajudar a nos sentirmos bem, aumentar a nossa energia e melhorar a nossa saúde. Estratégias vencedoras para comer melhor podem incluir:alimentação-saudável1

 

 5. Você costuma ter uma boa noite de descanso?

Chegar tarde em casa, e não ter disciplina para dormir é um dos graves problemas do profissional de beleza. A maioria dos adultos precisa entre sete e oito horas de sono por noite. O sono ajuda restabelecer suas forças físicas e mentais e em especial ajuda no seu bom humor. Muitas vezes sua irritação do dia a dia ao atender seus clientes pode está diretamente relacionada a noites mau dormidas.

 

6. Reserva tempo para o seu lazer?

O Lazer é uma ferramenta importante para o bem estar e para o bom desenvolvimento humano. Estar com pessoas amadas e que nos querem bem pode ter um incrível efeito renovador que atinge até mesmo o lado espiritual. Muitas vazes o afastamento dos membros da família e de pessoas que nos amam, podem nos trazer graves consequências. No contexto social, todo indivíduo deve tirar um tempo para o seu lazer e sentir prazer em realizar alguma tipo de atividade junto com outras pessoas, estreitando o convívio e melhorando o seu relacionamento.E para quem tem uma rotina muito corrida como os profissionais de beleza pode ser uma grande virada de jogo. Um simples passeio, uma bela viagem, pode restabelecer o amor próprio e fazer o indivíduo voltar com muito mais garra para realizar seus objetivos. Portanto, ame-se e cuide-se, pois se você não se preservar  e se cuidar, ninguém fará isso por você! E pode chegar um dia em que você irá perceber que é tarde demais! A palavra da vez é: Equilíbrio é tudo!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fontes de pesquisa online:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/beleza_com_seguranca_atualizado_1259679281.pdf

http://www.cuidadosmil.com.br/artigos/a-verdade-sobre-o-cancer1.html

Anúncios

Sobre Jailson Gaby

Tecnólogo em Beleza Estética e Imagem pessoal/Pós Graduado em Cosmetologia/Especializado em Educação profissionalizante na área de beleza.
Esse post foi publicado em Saúde e bem Estar e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s