Alerta! Shampos anti caspa causam efeitos colaterais nos serviços realizados pelos cabeleireiros!

 

Você já usou algum shampoo anti caspa? Entende bem como o seu princípio ativo age nos cabelos?

Efeitos Colaterais de Cetoconazol

Realizando algumas pesquisas sobe alguns efeitos dos shampoos anti caspa nos cabelos e como eles podem influenciar em alguns serviços realizados pelos profissionais cabeleireiros, resolvi criar essa matéria alertando meus colegas de profissão sobre o principio ativo Cetonazol, o ativo mais utilizada nesse tipo de formulação.

Afinal o que é o Cetoconozol?

Trata-se de uma substância sintética com propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, bastante utilizada em produtos para tratamento de micoses, caspa e dermatite seborreica e pitiríase versicolor.

Normalmente sua apresentação ocorre na forma de cremes, loções e shampoos.

Mas, por que os cabeleireiros devem ter cautela ao realizar algum serviço em cabelos que utilizaram Cetoconozol?

slide-dúvida

Recentemente estava lendo algumas bulas de produtos de transformação química e me deparei com o seguinte alerta: Não realizar o procedimento em cabelos que utilizaram shampoo anti caspa recentemente.  É logico, que como um bom Tecnólogo em beleza, fui pesquisar de forma mais profunda sobre o assunto compreendi! Este medicamento é geralmente bem tolerado pelo organismo humano e na maioria dos casos tem grandes sucessos no tratamento das anomalias apresentadas acima. Mas, seu efeito pode gerar alguns transtornos se o profissional realizar algum serviço sem saber se seu cliente usou essa substancia recentemente. Ao usar esse shampoo, em alguns casos o paciente sente uma sensação de ardência local, coceira ou dermatite de contato nas áreas expostas. indo um pouco além, há relatos de ressecamento extremo e porosidade excessiva dos cabelos. Em casos raros pode ocorrer a descoloração dos cabelos, principalmente naqueles pacientes com cabelos grisalhos ou que submetam os cabelos à ação de substâncias químicas. Ou seja, o shampoo anti caspa pode sim alterar as condições do fio e do couro cabeludo, deixando o fio e o couro cabeludo mais sensível e até mesmo propenso a efeitos colaterais inesperados.

Por isso eu sempre destaco a importância de realizar uma entrevista completa com o seu cliente antes de qualquer procedimento. Não basta apenas perguntar se ele usou alguma química? Se tinha cheiro? Se causava ardência? E se deparar com uma surpresa inesperada, quando sem entender surgir reações inesperadas aplicando alguma química no cliente. (tinturas, descolorações, permanentes, relaxantes…etc.).

Nos dias de hoje é importante perguntar também se usa ou usou algum outro produto medicamentoso, ou loções e shampoos diferentes dos propostos para higienização diária. Outro ponto de alerta é que o efeito do cetoconazol reduz da oleosidade do couro cabeludo, diminuindo o trabalho das glândulas sebáceas que lubrificam e protegem o couro cabeludo, deixando o mesmo exposto a irritações e maior possibilidades de feridas caso seja aplicado algum produto mais abrasivo.

67b22452302e2d4f57c310d49fde2ea0

Segundo dados da Anvisa, algumas possíveis reações ao cetoconazol tópico são irritação, coceira, alterações de oleosidade (couro cabeludo mais seco ou mais oleoso que o normal) outras reações relatadas foi alterações no aspecto dos cabelos como fios acinzentados. Entre todas as alterações inesperadas os cabelos mais afetados são os processados com tintura ou alisados/cacheados por processos químicos. Sendo assim, a dica é: muito mais cautela e disciplina ao realizar uma entrevista com seu cliente pode evitar muita dor de cabeça para você e para todos que buscam seus serviços. Pois um cabelo sem a devida avaliação pode se tornar uma caixa de surpresa.

Anúncios

Sobre Jailson Gaby

Tecnólogo em Beleza Estética e Imagem pessoal/Pós Graduado em Cosmetologia/Especializado em Educação profissionalizante na área de beleza.
Esse post foi publicado em Destaques, Fique Atento!, Transformação. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Alerta! Shampos anti caspa causam efeitos colaterais nos serviços realizados pelos cabeleireiros!

  1. silvia j rocha disse:

    usei cetoconazol 2% por suspeita de fungo capilar e meu cabelo emborrachou, perdeu rigidez dos fios, desqueratinizou. desconfio que foi o cetoconazol.

    • Jailson Gaby disse:

      Sim é possível! Mas meu intuito é exatamente esse, despertar as possibilidades com base em experiências vividas para que os que passaram por algo semelhante busque a ajuda de um especialista. Fico feliz em poder ajudar de alguma forma!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s