Barbeiros profissionais – Um breve histórico sobre a origem da profissão.

A profissão de barbeiro nunca esteve tanto em alta, mas quem estudou um pouco sobre a sua trajetória sabe que nem sempre foi bem assim. Vamos viajar no tempo e conhecer um pouco mais das principais fazes históricas dessa incrível profissão.

Quem nunca ouviu falar de Sansão? Sansão foi um dos grandes Juízes, um dos chefes que Deus suscitou ao seu povo no período entre a morte de Josué, conquistador da terra de Canaã. De acordo com a bíblia, Sansão apaixonou-se por Dalila uma mulher do povo filisteus a qual o traiu entregando-o aos chefes de sua nação, depois de saber sobre os seus cabelos, os quais eram a fonte de sua força sobre-humana. Após ser cegado pelos filisteus, Sansão passou à condição de escravo.

Imagem relacionada

Os séculos foram passando, os estudos evoluíram, mas a relação com os cabelos ainda hoje é muito semelhante, um belo cabelo pode significar força, posição social e poder.

Como surgiram os Profissionais Barbeiros?

Tudo começou com a profissão de cabeleireiros, uma das mais antigas da humanidade e para entender melhor a importância dos Barbeiros ao longo dos tempos é preciso entender as origens e trajetória dessa profissão. Embora algumas publicações citam que desde os períodos da pré-história o homem já cuidava dos cabelos, porém o grande auge aconteceu mesmo no Egito, há aproximadamente cinco mil anos, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao ápice.

É importante destaca, que toda história começou com uma preocupação ligada diretamente aos hábitos de Higiene pessoal, em especial as grandes pragas de piolhos. Nessa época, era comum entre as crianças as crianças penteados raspados e curtos. Nos meninos uma opção muito usual era a cabeça raspada com uma trança na lateral da cabeça. Já as meninas jovens utilizavam cabelos longos e bem trançados com penteados e adornos nas pontas.

Resultado de imagem para crianças do egito

A infestação de piolho era um grave problema no Egito, visto que na época não existia muitas opções de remédios para o combate desses parasitas. Por esse motivo era muito comum, muitos da população adulta também rasparem ou cortarem os cabelos bem curtos e substituir por perucas bem elaboras, turbantes e outros adereços para a cabeça.

Resultado de imagem para homem do antigo egito egito

Os homens eram geralmente bem barbeados. Na foto de Rahotep, um funcionário da terceira dinastia, podemos vê-lo com um bigode pequeno e barba bem rente.

Imagem relacionada

Os bigodes eram mais comuns no Antigo Império Antigo, passando a não ser mais tão comum com o passar do tempo. Um outro acessório também muito utilizado era barba postiça no queixo, principalmente no Novo Império, demonstrava autoridade.

Imagem relacionada

Todos esses detalhes já demonstrava uma preocupação e cuidado do público masculino com a sua imagem pessoal.

Mas, quando surgiram os primeiros salões de Beleza?

Continuando a nossa viagem no túnel do tempo chegamos a Grécia Antiga. Foi lá que surgiram os primeiros espaços especializados em cuidar da beleza.

Resultado de imagem para salões de beleza na grécia

Eram locais construídos em praça pública dedicados ao embelezamento. As barbearias ou “koureias” logo se tornaram sensação entre a população. Naquele tempo era comum filósofos, escritores, poetas e políticos, conversarem sobre esportes, eventos sociais e política, enquanto faziam a barba ou faziam unhas e massagens. Os profissionais embelezadores dos cabelos eram conhecidos como Kosmetes.

Existia uma preocupação social também, com homens e mulheres no mesmo espaço, por esse motivo, a medida que a demanda aumentava foi criada uma divisão divisão na profissão. Os escravos homens atendiam homens e as escravas as mulheres atendiam mulheres.

Resultado de imagem para salões de beleza na grécia

O tempo passou e esses espaços foram se aperfeiçoando e a oferta de serviço aumentando e se aprimorando, as barbearias continuaram sendo instituições sociais, porém a prestação de serviço começa se estender a domicilio, em especial para as pessoas mais prósperas financeiramente. Era comum os cidadãos mais prósperos oferecerem como cortesia aos seus convidados os serviços dos seus barbeiros particulares. Entre as várias novidades da época surge uma nova tendência que levou muitos buscarem os serviços dos profissionais de beleza, era a onda de ondular cabelos e a barba com ferro quente.

Resultado de imagem para barbeiros na grécia

Mesmo sem uma tecnologia avançada na área cosmética era comum encontrar pessoas criando receitas naturais para cobrir os brancos e tentar prevenir a queda capilar.

O Barbeiro Cirurgião

Curiosamente, chegamos na Idade Média e nos deparamos com  Barbeiro-cirurgião. Um profissional que não realizava apenas o embelezamento dos seus clientes, mas também fazia vários serviços que hoje são exclusivos da área medica.

Imagem relacionada

Um dos exemplos é que eles eram geralmente incumbidos do tratamento, cirurgias e curativos dos soldados durante ou após batalhas. Isso mesmo, além dos serviços peculiares a beleza, os barbeiros faziam pequenas cirurgias. Com o passar dos anos os serviços foram segmentados para áreas distintas, Medicina, Dentistas e Barbeiros. Ou seja, hoje temos 3 profissionais que cuidam de forma aprofundada nos serviços específicos, mas no passado tais serviços eram realizados  por apenas um profissional, chamado de Barbeiro Cirurgião. Que desafio não é mesmo? Muitos desses serviços eram feitos com materiais precários, sem anestesia e em domicilio. Ainda assim, temos muito a agradecer por esses grandes homens que abriram caminho para essa linda profissão.

Século XX

Chegamos a era da modernidade e da democracia. No século XX  o avanço da tecnologia mudou totalmente o nível dos trabalhos dos profissionais de beleza. As pesquisas científicas estão cada vez mais avançadas e o que antes começou lá no Egito antigo, com um intuído principal de higiene pessoal para prevenir o acúmulo de piolhos e sujeira, mudou totalmente o foco.

Imagem relacionada

Mexer com cabelos já tem um sentido muito maior, além do impacto social a beleza está muito relacionada a aceitação e a e elevação da autoestima, a moda e a mídia televisiva contribuíram muito para incutir nas pessoas a busca pela beleza ideal. Em um determinado período as mulheres eram as grandes interessadas pela busca dos serviços nos salões de cabeleireiros, mas hoje os homens assumiram que também são tão vaidosos quanto elas, e que isso de forma alguma afeta a sua orientação sexual.

Resultado de imagem para tipos de cortes de cabelo masculinoResultado de imagem para tipos de cortes de cabelo masculinoImagem relacionada

O posicionamento desse novo homem, livre de rótulos e de preconceitos, assume um papel importante no grande faturamento do mercado da beleza, que corresponde a uma grande fatia no consumo geral de serviços e produtos relacionados a beleza e imagem pessoal masculina.

Resultado de imagem para tipos de cortes de cabelo masculinoResultado de imagem para tipos de cortes de cabelo masculinoImagem relacionada

Um novo tempo

O sucesso das Barbearias é evidente na atualidade, mas, muita coisa mudou quando comparamos o cenário atual com as barbearias do passado. Se antes o público masculino se contentava com locais mais simples, em que os homens não gastavam mais de meia hora para aparar a barba ou cortar o cabelo, hoje trazem um conceito vai muito além, além dos serviços tradicionais de cabelo e barba oferecido pelas barbearias antigas e tradicionais, os espaços investem em inovação e oferecem desde um ambiente que proporcione serviços que envolvem ativos químicos, alisamento, relaxamento, texturização, defrizagem, progressivas, colorações, mechas, tratamentos, massagens… etc.

Resultado de imagem para barbearias com sinuca

Algumas vão muito além, e criam um ambiente de bem-estar onde a pessoa que aguarda pode usufruir de um encontro de amigos, sinucas, bebidas, vídeo games entre outras inovações. Muito bom compartilhar toda essa história e saber que nos dias de hoje essa linda e digna profissão utrapassou fronteiras e sobreviveu até os nossos dias. Além de elevar a auto estima e cuidar da beleza masculina é um setor super aquecido e responsável por empregar tantos jovens e pais de família, dando melhores condições financeiras para terem uma vida digna e honrada perante a sociedade, devemos lembrar que muitas pessoas antes excluídas do mercado de trabalho hoje se destacam tão bem nesse segmento que são apontados como referencias em grandes competições e torneios mundiais. Também não podemos esquecer do publico feminino que tem crescido significativamente nesse setor. Uma profissão que passou muito tempo no esquecimento sendo apedrejada como fora de moda, hoje mostra para o mundo a sua força. Parabéns a todos os Barbeiros por fazerem parte da construção dessa linda história de transformação vidas e evolução profissional.

.

Anúncios

Sobre Jailson Gaby

Tecnólogo em Beleza Estética e Imagem pessoal/Pós Graduado em Cosmetologia/Especializado em Educação profissionalizante na área de beleza.
Esse post foi publicado em Barbearia, Destaques e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s